domingo, 11 de dezembro de 2011

CHAT não pode ser CHATO

  • Que aspectos são importantes para um planejamento de um bate-papo?
    o Formação de grupos – não pode ser um número grande de participantes, senão inviabiliza a realização da discussão;
    o Definição de datas e horários;
    o Definição do tema a ser discutido;
    o A pré-leitura do tema que será discutido para embasamento e possível facilitação no discurso apresentado, além do conhecimento prévio que o aluno tenha para contribuir na interatividade.
    o Apresentar uma preocupação com a linguagem. Estipular que a linguagem coloquial pode ser utilizada, mas, não vulgarizada, respeitando suas classes gramaticais e suas particularidades.
  • Vimos que o tutor deve estimular a interação entre os integrantes durante as aulas de bate-papo. Como fazer isso?

As salas de bate-papo (chats) em ambientes virtuais de aprendizagem são ferramentas utilizadas para propiciar discussões ou debates de um tema pré-definido. Não tão somente com este intuito, como também, por exemplo, para o esclarecimento de dúvidas.

O profissional, tutor, deve estar preparado e atentar para alguma provável desmotivação ou desvio do objetivo pretendido por parte da turma/do aluno (o software, neste caso, não apresenta controle sobre o que é debatido, é função do tutor fazê-lo). Portando, quando da identificação por parte do tutor, de alunos inibidos a emitir opinião, ou por simples falta de experiência com o ambiente, neste momento, o professor exerce um papel fundamental que é a de instigar o aluno a participar (levantando considerações que direcionem o aluno ao tema discutido, mas, ter o cuidado para que não passe somente como obrigatoriedade (precisamos usar da naturalidade), pois sendo assim o aluno pode recuar e ficar apenas como expectador da discussão, ou, por outro lado, sentir-se convidado a expor suas idéias e opiniões diante e junto de todo, o que é o propósito.

  • Que ações são importantes para que os alunos tenham consciência da importância de um bate-papo?
    O aluno precisa ter ciência sobre o seu trabalho autônomo e da real necessidade da construção de seu conhecimento. Seu amadurecimento está envolto dos momentos de interatividade, da troca, do aprofundamento, das discussões, do ambiente, por fim, dele mesmo. Suas contribuições são peças chave na construção da aprendizagem colaborativa.
    Através do bate-papo, a aluno pode: extravasar, inferir, ouvir, trocar e ajudar; por fim, aprender e crescer.

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