terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Reflexões sobre a figura do professor

Essa figura é bem sugestiva e pertinente no que diz respeito à avaliação, a meu ver essa figura está intimamente ligada ao fator de que avaliar na escola é “medir o conhecimento de meu aluno”, isso é fácil? Não, pois não podemos abrir a cabeça de nossos alunos e ver o que tem lá dentro, como o conhecimento está organizado, onde as conexões são feitas, e a partir do que cada conhecimento é acionado e o conteúdo resgatado, até por que o cérebro não é um arquivo modular e sim uma rede individual, que é “construída” a partir da realidade de cada um. A chave de fenda na mão do professor indica um instrumento avaliativo, e sabemos que não temos instrumento avaliativo capaz de medir com precisão o conhecimento de alguém, pois vejo que conhecimento é algo difícil de mensurar, pois levam em consideração tantos fatores que não podemos abarcar como: conhecimento de mundo, situação financeira, estilo particular de aprendizagem, o meio em que o sujeito está inserido, etc, e cada um desses fatores aparecem com seus subitens, portanto avaliar é algo subjetivo, e o professor por mais que tente categorizar alguns critérios a cada dia se vê diante de um desafio, e certamente nem sempre somos justos em nossas avaliações. Por isso, é importante procurar montar atividades avaliativas que de certa forma o aluno tenha oportunidade de expressar o seu conhecimento.

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