domingo, 11 de dezembro de 2011

Dialogicidade em Paulo Freire

Amor
Por amor no livro de Paulo Freire entendi como sendo uma empatia profunda não só pelo aprendiz (que ele chama de educando), mas também pelo próximo, pelo interlocutor. As idéias de Paulo Freire, profundamente cristãs, seguem esta linha iniciada neste primeiro ponto, o amor, para descrever diversos aspectos da atividade pedagógica que o autor julga importantes. A partir do amor ele trabalha elementos como respeito, comprometimento, atenção, percepção do outro etc.

Humildade
Humildade seria a capacidade de levar adiante o diáçlogo entendendo que também o educando tem muito a passar. Seria a capacidade de ouvir e se abrir para o outro, para aceitar o que ele tem a oferecer. Seria uma forma de estar aberto a oportunidades e transpor barreiras de comunicação e comportamento.

Fé nos homens
Esta eu achei a parte mais intrigante. Freire nos desafia a dar credibilidade ao próximo para que, com esta credibilidade, o próximo se torne mais forte e cresca. Ele acredita que a falta de confiança é uma das grandes barreiras.

Esperança
É a força para continuar frente às grandes adversidades. É saber esperar o momento correto para agir, justamente por saber que ele virá. É também saber identificar este momento.

Pensar crítico
É pensar tudo que se diz, tudo que se faz. Seria tirar uma conclusão de tudo isso e se preparar para continuar.

Os ensinamentos de paulo freire se aplicam muito bem à EaD, principalmente no contexto em que trabalhamos, onde são muitas as adversidades e de toda espécie. Muitas vezes os tutores são um dos poucos apoios que os alunos encontram para continuar, pois muitos levam uma vida muito difícil e cheia de restrições.
A questão do diálogo não é apenas onde ele ocorre, mas principalmente como ele ocorre. Independente do meio utilizado, saber dialogar é o que tem mais peso.
Acredito que não existe um treinamento para aplicar os conceitos de Paulo freire. É algo que se aprende vivenciando e colocando em prática. Acredito que coloco esta filosofia em rpática, principalmente por conta do retorno que recebo de meus alunos.
Não é apenas uma forma de se portar em EaD, mas sim em toda a vida.

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