domingo, 11 de dezembro de 2011

Sobre a ferramenta Chat

O chat é uma ferramenta complementar em EaD. Se bem utilizada, pode trazer resultados surepreendentes, mas, infelizmente, esta não é a regra.
O primeiro ponto que gostaria de ressaltar é que o chat não é um bate papo como qualquer outro. não é como um bate papo presencial e nem tampouco como um bate papo do MSN, mesmo que se faça uso dessa ferramenta.
Vimos no texto Sobre o uso do chat como ferramenta auxiliar de ensino e aprendizagem no curso de Mestrado em Informática da Universidade Católica de Brasília (Carlos Alberto Mamede Hernandes, Roberto Aguiar Santana e Sérgio Dagnino Falcão) que "A maior desvantagem do chat decorre do empobrecimento das três componentes conversacionais: corporalidade, emocionalidade e linguagem. Observa-se que o chat não permite aos participantes trabalhar as suas corporalidades, dificulta significativamente a expressão das emocionalidades e restringe os recursos da linguagem à forma escrita." portanto, tratar o chat como um bate papo convencional é um erro gravíssimo.
Aponto ainda diferenças entre o chat enquanto ferramenta da EaD e as conversas através do MSN quem acredito, devem ser levadas em consideração:
  • Familiaridade: no MSN, as pessoas possuem um grau de intimidade (na maior parte das vezes) maior do que aquele entre os participantes de um chat em EaD;
  • Vontade: as pessoas que participam de uma conversa no MSN normalmente o fazem porque estão com vontade, muitas vezes apenas para passar o tempo. No chat da EaD o fazem por uma obrigação;
  • Avaliação: os participantes de um chat de EaD podem achar que estão sendo avaliados. O mesmo dificilmente ocorre no MSN.
  • Formalidade: o chat de EaD é um ambiente muito mais formal que um chat espontâneo do MSN;
  • Compromisso: o chat pelo MSN, como foi dito, normalmente tem início de forma espontânea. Os chats em EaD têm hora para começar e, quase sempre, para acabar.
Desta forma, vemos que é necessário haver um planejamento diferente para estas atividades. O tutor deve, antes de qualquer outra coisa, conhecer bem a ferramenta e ter ciência do que irá acontecer e como irá acontecer. Deve haver um planejamento de situação: o tutor precisa ter elementos chave a serem introduzidos no bate-papo e ter um conjunto de perguntas prontas para orientar a atividade, até porque, quase sempre, a ferramenta se limita à digitação de textos por parte dos participantes.
O tutor precisa manter seus alunos engajados na atividade razendo à tona situações que os deixe atentos para o que acontece. É bom que o grupo não seja muito grande, para que o tutor possa perceber quando algum aluno está mais deslocado e possa aproximá-lo mais do assunto. Grupos menores também são mais fpaceis de gerir e evitar que se fuja do assunto da conversa.
Além disso, é importante que o chat tenha sido marcado com bastante antecedência e que os alunos tenham sido orientados a buscar informações e questionamentos acerda do assunto a ser abordado. É necessário que os alunos tenham consciência de que esta é uma atividade pedagógica e que façam uso desta ferramenta para fins apropriados.
 A falta de preparo de tutores e alunos, acredito, é o maior obstáculo para o uso bem-sucedido desta ferramenta.

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