sábado, 3 de dezembro de 2011

CHATS; eis a questão

A utilização da ferramenta CHAT suscita vários questionamentos a respeito da sua eficácia dentro dos AVAs. Minha experiência com a ferramenta não foi significativa para que eu possa fazer avaliações acerca do assunto, entretanto, farei considerações baseado na discussão proposta em um dos nossos fóruns da aula dois e três do curso de formação continuada de tutores do Instituto UFC Virtual.  

Percebe-se que há uma certa dificuldade na realização da atividade no que diz respeito a horários, controle dos assuntos e sua eficácia. O primeiro, pela dificuldade na definição de um momento que atenda a agenda do grupo ou parte dele. O segundo, geralmente dificultado pela insistência de alguns alunos em alterar os assuntos mais do que gerar uma discussão em torno do tema proposta. Isso requer uma interferência do tutor para controlar as participações. Por último, a mediação que o tutor deverá desenvolver para que, ao final, as participações possam ter elucidado dúvidas ou reforçado questões apresentada no conteúdo em foco.

Como forma de organizar a execução da atividade, algumas sugestões são apresentadas na perspectiva de atenuar tais dificuldades . Algumas têm sido citadas com mais frequência na literatura relativa ao assunto e que apresento a seguir:

01. Preparar  uma pauta bem explicada antes de se reunir com os usuários. Dessa forma, conseguirá manter o foco durante o encontro;
02. Estimular a interação entre os integrantes. Mesmo que não participe do chat, o tutor deve incentivar através de outras ferramentas, a participação na ferramenta. Esse incentivo pode vir através de lembretes nos fóruns, ou até através de envio de  emails pessoais para os alunos;
03. Planejar o encontro de grupos pequenos (até 10 pessoas). Encontros pequenos costumam ser mais efetivos para os usuários que participam. Assim mesmo, não se podem esperar discussões muito profundas e tampouco bem fundamentadas em um chat, devido ao tempo e ao número de interações. Um exemplo de uso eficiente do chat é para os plantões de dúvidas, assim os alunos saberão que naquele determinado dia e horário poderá esclarecer suas dúvidas online com seu professor e tutores.

Será necessário a importância da definição dos papéis no desenvolvimento da atividade. Nesse sentido, sugere-se que o professor seja o mediador do encontro e organize a participação dos alunos, dando voz aos que desejam se manifestar e provocando a manifestação dos mais calados. O, aluno, no caso, é o sujeito da aprendizagem. Deve ler, analisar e refletir as "falas" dos colegas e do professor, e, mais do que isso, deve interagir com os participantes.

REFERÊNCIAS:

- Aula três do curso de formação continuada de tutores do Instituto UFC virtual; 2011.


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