segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Como availar?

Essa é uma palavra complicada, pois exige de alguma forma uma postura julgadora da parte de quem avalia. Tendo em vista que enquanto professores temos que tomar uma decisão em relação à vida e desempenho de outra pessoa. Mais do que uma nota ou uma atividade, tem muito coisa em jogo quando uma pessoa é avaliada, ainda mais no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem. Há um conjunto de esforços e habilidades que foram dedicadas à fatura das atividades e à participação dos alunos durante o curso de uma disciplina que torna complicado o processo avaliativo se os levarmos em consideração.
Então, entramos naquele conflito de que vamos tomar somente uma prova ou trabalho para avaliar todo um processo. Sabemos que existe um nível mínimo a ser alcançado em termos de aprendizagem para que o aluno possa passar a ver um novo conteúdo, ainda mais quando este precisa intrinsecamente daquele para o seu desenvolvimento e assimilação. Daí que vem o conflito, porque por mais que aluno tenha um bom desempenho em uma prova ou trabalho nem sempre ele conseguiu assimilar os conteúdos como deveria para que assim possa receber os novos conteúdos. Já muitas vezes alunos excelentes durante as aulas se darem mal em uma prova, quando outro que não se desempenhou tão bem fez um excelente trabalho final em seu teste.
Sendo assim, é preciso estabelecer critérios para se avaliar, mas é difícil chegar ao consenso de que critérios serão válidos para avaliar todo o esforço de alguém, que muitas vezes alcançou um desempenho extraordinário para os seus parâmetros rotineiros, mas que infelizmente não alcançou o nível que deveria. Será que não devemos levar em conta o esforço e o desenvolvimento do aluno? Ou devemos pontuar nos testes e trabalhos e ponto final? É algo difícil de ver e acredito que temos muito ainda a desenvolver a respeito do tema.

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