domingo, 4 de dezembro de 2011

CHAT:peça-chave , se bem planejado.

Olá a todos,

Gostaria de compartilhar meus pensamentos sobre a ferramenta chat, respondendo assim alguns questionamentos feitos e já discutidos até no chat feito com a nossa tutora e agora trazendo ao blog.
A ferrament chat é uma das mais controversas porque a maioria dos tutores e cordenadores concorda que o chat é uma importante ferramenta, mas na prática o que vemos são experiências que não deram certo ou que ficaram sempre 'devend'o algo.

O primeiro ponto passa pela conscientização dos alunos. É imprescindível o fato que os alunos possam ter uma consciência da sua participação de forma substancial em um chat, trazendo importantes contribuições e tirando algums dúvidas no processo e claro, ajudando a refletir junto dos colegas e tutor. Mas o que vemos na verdade são alunos despreparados que não trazem bons comentários ou que se dispersam, isso quando aparecem, pois é comum a reclamação que muitos nem aparecem. Por parte do tutor deve haver uma planejamento que já começa com o número de alunos (na minha opinião 5 ou 6 no máximo) e os horários estabelecidos de forma democrática para que possa facilitar o acesso. Além disso, deve se deixar bem claro os pontos a ser trabalhados e ser bem pontual na mediação para que não fuja ao controle, não esquecendo de amarrar os pontos no fim do mesmo.

O chat é importante, mas não deve ser banalizado. É válido para momentos-chave da disciplina onde os alunos constroem uma nova relação e vem a somar com as atividades mais clássicas como fórum e portfólio. Com o devido planejamento e mediação torna-se um modo refletir sobre o tema, tirar dúvidas, mostrar pontos de vista e dar um clima mais 'familiar' ao mecanicismo de uma educação a distância e solitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário