segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

EAD e a Dialogicidade Freiriana

Olá pessoal!

Baseado no que foi abordado no Solar e no artigo Dialogicidade nas Práticas Interativas da Área de Exatas(David e Castro-Folho, 2009), pude perceber que na verdade os 5 pilares postulados por Freire se complementam para resultar em uma aprendizagem não libertadora e humanizadora como ele mesmo busca. Mas também para que os conteúdos ensinados possam fazer sentido e parte da vida do aluno.
Como falei anteriormente no nosso fórum Bom Dia, sou professor há quase 10 anos e sempre busquei manter uma relação de caráter cordial e afetivo com meus alunos por acreditar que a afetividade seja uma forma de deixar o aluno mais confortável e, assim, facilitar a aprendizagem. Dentro do tempo em que atuo como professor, tenho trabalhado no sistema presencial, mas desde que comecei a ser tutor de EAD procuro adotar esta mesma prática.
Acredito como aluno e professor, que quando há uma ligação afetiva entre as duas partes a aprendizagem flui melhor, pois o aluno se abrirá para ouvir o que o professor tem a dizer e vice-versa. Desta forma, entramos no âmbito da humildade que é aceitar e refletir a respeito de críticas feitas de um para o outro quer seja sobre as ações de ambos, ou sobre o conteúdo abordado. Desta feita, abre-se espaço para o pensamento crítico dentro do processo de ensino-aprendizagem. Ao abrirmos este espaço conotamos o que Freire postula por Fé nos homens e Esperança, pois, do meu ponto de vista, estes são dois pilares principais que embasam o trabalho do professor e norte para a educação. Pois todo o investimento que fazemos em termos educacionais é com fé de que podemos levar o desenvolvimento ao ser humano na esperança de alcançarmos uma sociedade mais justa, humana e desenvolvida.
Focando mais no ensino à distância, vejo que a própria iniciativa do ensino de graduação à distância é uma forma de expressar fé e esperança nos homens, pois é levar educação e desenvolvimento humano a lugares onde antes não existia ou não se conseguia alcançar. E é por amor ao ser humano que a grande maioria de nós busca fazer parte desta ação e trabalhar da melhor forma possível. E para alcançarmos cada um de nossos alunos precisamos ser humildes para dialogar com nossos alunos e pensar criticamente para buscarmos excelência no nosso trabalho.

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